Normas dos Rondonistas UFC
Participar de uma operação do Núcleo Rondon na UFC é um privilégio em vários aspectos, dentre os quais destacam-se:
(1) Cada integrante carrega o nome da UFC e, de certa forma, torna-se um representante oficial da instituição;
(2) A experiência de uma operação enriquece seus integrantes com práticas profissionais que ampliam seus conhecimentos teóricos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula; e
(3) Ter contato com as pessoas que participarão dos atendimentos, e trazer benefícios concretos para suas vidas, diz respeito ao âmago do espírito extensionista.
.
Para que uma operação do Núcleo Rondon na UFC seja exitosa e segura para todos os seus participantes, algumas normas devem ser seguidas, atentando-se para as seguintes dimensões: Respeito à Liderança, Consideração à Coletividade, Cuidados com o Meio Ambiente, Cuidados Pessoais e de Segurança e Atitudes no Atendimento.
.
[1.1] Submeter-se à liderança dos responsáveis pela Operação, e seguir as orientações que serão repassadas para cada situação.
[1.2] Caso haja divergências em relação às ordens dadas, ou descumprimento das mesmas, e envolvimento em conflitos durante o período da Operação, as situações serão ponderadas e há ha possibilidade de desligamento da Operação em qualquer momento.
[1.3] Em caso de desligamento da Operação Senador Pompeu, voluntário ou devido a descumprimento de normas, o(a) ex-integrante da Operação será inteiramente responsável pelas providências e pelos custos do retorno à Fortaleza.
.
[2.1] Ser solícito(a) com os outros(as) rondonistas;
[2.2] Atentar para os horários das atividades, evitando atrasos e transtornos para os outros rondonistas e para a execução das tarefas;
[2.3] Manter uma atitude de respeito para com todos os líderes e colegas participantes, não importando diferenças de classe social, racial ou religiosa.
[2.4] O intervalo de 23 horas até às 5h30 é o momento do descanso nos quartos, e nesse horário deve-se evitar fazer qualquer tipo barulho, respeitando-se o sono de quem quer dormir.
[2.5] Cada quarto deverá ter um(a) representante que informará a algum(a) dos responsáveis da Operação, até às 23h30, que todos os Rondonistas do quarto estão presentes.
[2.6] Não é permitida bebida alcoólica ou uso de qualquer substância alucinógena na residência onde se hospedará para a operação.
[2.7] Não é permitida bebida alcoólica ou uso de qualquer substância alucinógena durante o trajeto de ida ao local da Operação e de volta à Fortaleza.
[2.8] Não é permitida bebida alcoólica ou uso de qualquer substância alucinógena durante os traslados durante o período da Operação.
Bebida alcoólica ou uso de qualquer substância alucinógena durante o período da Operação pode comprometer as atividades dos integrantes, além de oferecer riscos à segurança pessoal e à do grupo, por isso é enfaticamente desencorajada.
.
[3.1] Cada integrante da Operação deve deixar seus pertences de modo organizado no local em que dormir.
[3.2] Após usar o banheiro, o integrante deve cuidar para que esteja apresentável para o próximo usuário (dar descarga, colocar o papel sujo na lixeira etc.).
[3.3] Os integrantes devem zelar pela limpeza e pela organização nos ambientes sociais da casa (colocar as cadeiras embaixo das mesas após usá-las, evitar trocar de posição móveis e eletrodomésticos da casa etc.).
[3.4] Cuidar para não sobrecarregar as tomadas com extensões que se interliguem a vários computadores.
.
[4.1] Ser inteiramente responsável por todo o material, pessoal e de trabalho, que for levar. Deve-se tomar as providências necessárias para a segurança dos mesmos, tais como o uso de cadeados.
[4.2] Ser inteiramente responsável de levar a medicação, habitual e eventual, que toma em caso de problemas de saúde. Deve-se deixar algum(a) colega de quarto ciente de detalhes do uso dessa medicação, caso situações extremas não previstas ocorram.
[4.3] Manter discrição, não promover a divulgação de informações sobre a ação tampouco.
Informar aos responsáveis pela Operação, imediatamente, qualquer situação de risco de perigo.
.
[5.1] Portar sempre o seu documento de identidade original e o crachá (no caso de Diretores e Coordenadores).
[5.2] Usar a camiseta de rondonista durante todas as ações nas comunidades.
[5.2] Cuidar do material que lhe for fornecido.
[5.2] Respeitar os costumes, os hábitos, as tradições e as crenças da comunidade onde estiver.
[5.5] Não fazer promessas à comunidade em nome do Núcleo Rondon, nem em nome da UFC.
[5.6] Não se envolver em questões políticas ou religiosas.
[5.7] Manter uma atitude de respeito para com os públicos que serão atendidos, não importando diferenças de classe social, racial ou religiosa.
[5.8] Não desacreditar ou criticar abertamente as autoridades locais.
[5.9] Não receber qualquer tipo de pagamento ou vantagem pessoal como retribuição da comunidade por um trabalho realizado.
[5.10] Não estabelecer contatos ou prestar declarações em nome do Núcleo Rondon (consultar os responsáveis pela Operação em caso de dúvidas).
[5.11] Não intervir em casos de violência doméstica e coisas relacionadas. Nesses casos, o(a) rondonista deve informar aos responsáveis pela Operação que repassarão as informações e/ou denúncias para as autoridades locais competentes.
[5.12] Informar aos responsáveis pela Operação, imediatamente, qualquer situação de irregularidade, anormalidade ou que gere mal-estar para o grupo, a fim de que isso não prejudique o andamento das atividades.
[5.13] Em momento algum devo constranger a população para participar das atividades da Operação, sejam elas quais forem. O público atendido deve se voluntariar naturalmente para os atendimentos.
[5.14] Deverei tirar fotos dos integrantes e, durante a execução das atividades, devo evitar que a população atendida apareça de forma que possa ser identificada. Deverei evitar ao máximo a exposição do público, PRINCIPALMENTE SE FOREM CRIANÇAS.
[5.15] Todo o material a ser entregue à população deverá, ANTES, passar pela revisão do(a) Coordenador(a) principal do Núcleo Rondon na UFC, César Pontes.
.
[6.1] Atentar para os procedimentos de segurança: uso de máscara, álcool em gel para higienização e distanciamento social.
.
- Os integrantes têm consciência que serão feitos registros fotográficos dos atendimentos para as mídias sociais do Núcleo Rondon na UFC e da UFC em geral e, portanto, já autorizam a utilização de fotos que apareçam no ato da inscrição para integrar a Operação; e
- Se um(a) integrante é menor de idade ou completará 18 anos no primeiro dia ou durante o período da Operação, o pai/mãe/responsável jurídico deve assinar uma autorização IMPRESSA para integrar a Operação. Essa autorização deve ser entregue ao Coordenador do Núcleo Rondon na UFC.
Todas estas diretrizes visam esclarecer a cada integrante a importância de seu papel individual para o sucesso da Operação. Como dito no primeiro parágrafo, cada participante é uma espécie de representante oficial da UFC. É uma grande responsabilidade carregar este nome! Durante as viagens das Operações há muitos momentos alegres e de descontração, porém a tônica é sempre voltada para o serviço que será prestado às comunidades. E para que este serviço tenha excelência, cada integrante deve estar bem, no pleno exercício de suas condições físicas e mentais, e também estar entrosado(a) ao grupo de rondonistas. No Núcleo Rondon na UFC, aplica-se a filofosia oriental de que o bem coletivo redunda no bem individual, e vice-versa!